domingo, 14 de fevereiro de 2010

Convênio garante equoterapia a pessoas com deficiência

O convênio firmado entre a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) e a Sociedade Pestalozzi vai garantir tratamento por meio da equoterapia para 120 pessoas com deficiências. Com duração de 12 meses, a iniciativa está voltada para a terapia que utiliza o cavalo numa abordagem interdisciplinar.

O serviço, que tem por objetivo desenvolver capacidades motoras, terá início a partir de janeiro de 2010 na unidade do bairro Santa Amélia. Nesta terça-feira (29), técnicos da Sesau se reuniram com as mães dos pacientes para discutir o cronograma do atendimento.
Com o serviço, será atendida uma antiga reivindicação dos pais de pessoas com deficiência, já que estudos comprovam a eficácia da equoterapia na reabilitação de pessoas que não conseguem caminhar sozinhas ou possuem alguma deficiência neuromotora.
Por meio do convênio, serão beneficiadas pessoas com deficiência que são atendidas na Fundação Casa do Especial (Funcai), Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Alagoas (Apae/AL), Universidade Estadual de Ciências da Saúde (Uncisal), Associação dos Deficientes Físicos de Alagoas (Adefal) e da Sociedade Pestalozzi de Maceió.
“O método representa um instrumento terapêutico que proporciona movimentos variáveis, rítmicos e repetitivos. A variedade de movimentos disponíveis pelo cavalo favorece o terapeuta a graduar a quantidade de informações sensoriais a serem enviadas ao praticante, associadamente a outras técnicas terapêuticas para chegar a um objetivo comum”, salientou a gerente do Núcleo de Atenção a Pessoa com Deficiência da Sesau, Luciana Buarque.
A Equoterapia ou equitação terapêutica é um método terapêutico e educacional que usa o cavalo nas áreas de saúde, educação e equitação, buscando o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiência.
De acordo com estudos realizados pela Associação Brasileira de Equoterapia, o método vem proporcionando excelentes resultados no que diz respeito à aprendizagem, memorização, concentração, cooperação, socialização, organização do esquema corporal, além de estimular o equilíbrio e regular o tônus muscular.

http://www.saude.al.gov.br/convniogaranteequoterapiaapessoascomdeficincia-29-12-2009

Nenhum comentário: