domingo, 14 de fevereiro de 2010

Site do Gabinete Civil é o primeiro do Estado acessível a deficientes visuais.

O site do Gabinete Civil está mais interativo e com novos recursos de acessibilidade. No próximo dia 12, será lançada a iniciativa pioneira em Alagoas que garante acesso a deficientes visuais.

Desenvolvido em parceria com o Instituto de Tecnologia em Informática e Informação do Estado de Alagoas (Itec), o www.gabinetecivil.al.gov.br foi desenhado para ser interativo e de navegação simples.
Por meio do download do sistema operacional Dosvox, software livre aprovado pelo Itec, usuários cegos poderão navegar por todo o site. Desenvolvido pela Universidade do Rio de Janeiro (UFRJ), o programa lê o conteúdo desejado via voz humana gravada, promovendo independência ao deficiente internauta. Para que isso aconteça, os sites que desejam se tornar abertos devem adequar seus códigos-fontes. Foi o que fizeram os técnicos do Itec nesse projeto piloto, gerado sem ônus para o Estado.
Roberto Leite, deficiente visual que leciona informática na Escola de Cegos Cyro Acioli, foi parceiro do Gabinete Civil durante os testes. Ele conta que não constatou dificuldades ao navegar pelo site e que ele já pode entrar na lista de seus acessos diários.
Roberto costuma visitar sítios de notícias e entretenimento, além dos voltados às necessidades das pessoas com deficiência visual, como o cegueta.com e o mundocegal.com.br. Sobre o projeto do Gabinete Civil, ele elogia a sensibilidade do pioneirismo do órgão. “Essa abertura é importantíssima, já que impulsiona a criação do hábito entre os usuários cegos de acessar informações do Governo”, comemora.
A colega de Roberto e também deficiente visual Fabrícia Omena, jornalista graduada este ano, já fez diversos cursos de informática e é internauta frequente. Ela também participou da fase de provas do site e defende a inserção dos cegos na internet, ferramenta essencial da atualidade. Ela torce para que, cada vez mais, usuários cegos sejam inclusos na grande rede.
“Ter acesso à internet é importante para qualquer pessoa e, quanto maior o número de cegos na internet, melhor para todos”, pondera a jornalista. De acordo com ela, muitas dificuldades são encontradas entre os deficientes visuais para navegar nos sites e o Estado serve de modelo com essa iniciativa.
Sobre o site - O site do Gabinete Civil é utilizado como ferramenta para informar a população sobre os principais assuntos do Governo, além de ser referência em consultas legislativas, com um sistema aperfeiçoado de busca, contendo a Constituição Estadual de 1988 até hoje, além de leis, decretos e emendas constitucionais.
Foi do secretário Álvaro Machado a ideia de levar ao site tal acessibilidade. Por estar sempre em contato com as demandas dos deficientes, ele vislumbrou o projeto, que deve se ampliar aos demais órgãos do governo estadual. “Queremos que este exemplo seja extensivo às secretarias e autarquias do Estado, uma vez que a inclusão é vista como fundamental para o governador Teotonio Vilela”, pontua Machado.
O site do Gabinete Civil dispõe, ainda, de informações sobre ações e imagens históricas do Arquivo Público de Alagoas. Ele dispõe ainda de conteúdo cívico, como com a história da bandeira de Alagoas, do Hino do Estado (que também pode ser ouvido) e dos palácios Floriano Peixoto e República dos Palmares. Na secção do Cerimonial do Governo, todo o corpo gestor do Estado está exposto.

http://www.itec.al.gov.br/sala-de-imprensa/noticias-estaduais/noticias-2010/janeiro/site-do-gabinete-civil-e-o-primeiro-do-estado-acessivel-a-deficientes-visuais/

Nenhum comentário: