domingo, 28 de março de 2010

Alagoas: Semana da valorização da pessoa com deficiência.

O Senado comemora a 5ª semana da valorização da pessoa com necessidades especiais, visando a mobilizar governos para políticas de acessibilidade. Talvez, Maceió desperte para a questão, a Prefeitura vem atuando em várias áreas e frentes, quem sabe chegará a vez de se olhar para o deficiente. Há dezenas de caminhões restaurando ruas, contudo as calçadas são responsabilidade dos condomínios que deveriam ser cobrados e multados por não observarem as normas técnicas da construção. Pela enésima vez abordo o tema, não por apresentar sequela de um acidente cirúrgico, mas, por milhares que tentam deambular por ruas esburacadas desniveladas, calçadas altas quebradas da cidade. Tenho denunciado inúmeras quedas com consequências, o faço pelos cadeirantes, cegos, doadores transplantados e milhares de velhos cognominados “a melhor idade” formada por diabéticos, cardiopatas, portadores de mal de Parkinson ou Alzheimer, ainda em forma incipientes, portadores de DPOC, enfizematosos que se fadigam ao mínimo esforço. Estes aconselhados por seu médico a praticarem exercícios aeróbicos, hidroterapia e caminhada, mas, seu salário de pensionista do INSS, ou aposentado de qualquer órgão público do Poder Executivo não o permite e planos de saúde ignoram a etimologia a consideram estética! Sem opção, mas, para seguir conselho do médico (que mal remunerado migra para outras atividades, principalmente política), os pobres deficientes para praticar atividade aeróbica grátis, ainda não lhe é cobrada taxa de deambulação, já lhe cobram de iluminação pública, lixo, esgoto,assim eles tentam caminhadas pelas ruas, mas, apesar de todo trabalho da prefeitura, este aspecto tem sido postergado, condomínios e construtoras ignoram as normas técnicas.

Por outro lado, quase todas as cidades do país, procuram facilitar a vida destas marginalizadas criaturas, que se isolam por falta de acesso físico a logradouros, pelas pessoas que as consideram “tadinhas, incapazes de se auto sustentarem!”.
O poder público ignora seus apelos e não são apenas as cognominadas “com necessidades especiais” (talvez a denominação seja para aumentar a auto estima do deficiente); o fato é que há muitos cegos, cadeirantes, saci pererê – este sem poder adquirir muleta, pula com a perna que lhe resta – entre os carros que circulam com motoristas indiferentes à sua existência.
Se é que se pode chamar existência daqueles que mendigam entre veículos, apoiados numa única perna, sujeitos à compaixão dos que ainda se comovem com a situação dos irmãos por quem Jesus também deu a vida!
Ainda que Jesus existisse antes de todos os tempos Ele veio ao mundo como homem para que todos tenham vida, e vida em abundância, pois Seu Pai, ao criar o mundo deu à humanidade todas as condições para que seus filhos desfrutassem de uma vida plena: água, terra,animais,solo, minérios, florestas, fontes de alimentação, biodiversidade e o perdão, recursos que por si só sustentariam toda a humanidade por milênios, não fosse a ação devastadora irresponsável de alguns que vêm destruindo o que Deus deixou ao homem para que pudesse desfrutar de uma vida em abundância!
A Câmara por necessidade de duas vereadoras, investiu na sua acessibilidade à sala de reuniões, mas os demais deficientes continuam caindo, fraturando ossos, mandíbula, dentes, talvez, os responsáveis desconheçam o drama de quem precisa deambular pela cidade, possivelmente porque circulam em carros. No Sul, padronizaram largura, altura revestimento, rampas, de ruas e calçadas, faixas especiais próximas à esquina, telefones, para facilitar sua deambulação. A novela das 8 mostra o que se pode fazer para sua inclusão, levado em cadeira flutuante ao mar por agente público e se sinta incluído
Pelo trabalho que desenvolve a prefeitura, nos fica a esperança de que ainda neste mandato Maceió, deixe de ser apenas uma cidade turística, mas uma cidade adaptada a deficientes e idosos autóctones.

http://www.ojornalweb.com/2010/03/16/semana-da-valorizacao-da-pessoa-com-deficiencia/

Nenhum comentário: