sábado, 10 de abril de 2010

Turismo adaptado.

Pessoal, conforme havia postado aqui, quem tivesse interesse em publicar seu trabalho ou experiência sobre a inclusão as pessoas com deficiência, é só mandar uma msg lá no twitter.com/inclusaoja, ou deixar um recado no espaço reservado p/comentários neste blog. Recebi no meu email esse trabalho e desde já agradeço à contribuição do nosso parceiro Ricardo Shimosakai.




A Turismo Adaptado é uma organização que trabalha para a acessibilidade e inclusão das pessoas com deficiência e mobilidade no lazer e turismo. Um enfoque um pouco segmentado, pois mesmo assim o campo de trabalho é enorme, mas o objetivo maior é o turismo para todos.

Quem lidera essa organização como Diretor é Ricardo Shimosakai, Bacharel em Turismo pela Universidade Anhembi Morumbi/ Laureate International Universities e atua desde 2004 no segmento de Turismo Acessível. Também atua como Coordenador da Freeway Acessível. Membro do Centro de Vida Independente Araci Nallin, Brazilian Adventure Society, SATH (Society for Accessible Travel and Hospitality) e ENAT (European Network for Accessible Tourism). Ricardo Shimosakai depois de ter levado um tiro em 2001 num sequestro relâmpago queria retornar à suas viagens que sempre lhe trouxeram muito momentos de prazer. A partir daí começou sua luta, e a vontade de espalhar esse prazer a todos.


Como a informação é uma das coisas que julgamos mais importantes, também publicamos matérias para as revistas Sentidos e Reação, em mídias digitais como o Blog Turismo Adaptado, Diário do Turismo, EcoViagem, Inclusive, twitter @turismoadaptado, comunidade Orkut, facebook, YouTube e flickr. Também através de palestras e cursos, conseguimos passar o conhecimento de uma forma mais dinâmica. Todos esses canais de informação são ferramentas poderosas para poder passar a emoção de desfrutar os prazeres relacionados ao lazer e turismo. Com o crescente número de estudantes interessados em realizar trabalhos acadêmicos e também de profissionais a procura de mais conhecimento nesta área, reunimos diversos materiais entre matérias, vídeos, fotos, áudios e apresentações entre outros, num livro digital com o título “Acessibilidade e Inclusão no Turismo”. Consideramos que experiências são coisas que guardamos para o resto de nossas vidas, ao contrário de objetos que se desgastam e se perdem, e depois de um tempo nem lembramos mais que eles existiram.


Estar atualizado com as novidades e tendências de tudo o que acontece em relação ao turismo e ao movimento de pessoas com deficiência no Brasil e no mundo, dão a qualidade de nossos serviços. Agora também estamos atuando como uma agência de viagens para todos, comercializando passagens aéreas, reservas em hotéis, seguro de viagem, além de pacotes turísticos para todos os gostos e necessidades, com o diferencial que somos os únicos no Brasil a ter todos os serviços citados com um atendimento exclusivo a pessoa com deficiência. Conhecer a magia da Disney, esquiar em Bariloche, ver paris do alto da Torre Eiffel ou mergulhar em Fernando de Noronha, são sonhos de pessoas com ou sem deficiência que ajudamos a realizar.

Para que o mercado esteja adequado a esse segmento de público, prestamos consultoria a empresas para que as questões de acessibilidade e inclusão sejam feitas da melhor forma possível. As empresas precisam consultar especialistas na área, pois é muito comum encontrar serviços feitos sem conhecimento, que acabam por ter um custo alto com um baixo resultado. É um costume semelhante ao se dirigir à farmácia para se auto-medicar, porém as conseqüências podem ser bastante desagradáveis. Mas casos reais mostram que implantar acessibilidade de uma maneira programada, traz um retorno financeiro e de imagem muito significativos.
O turismo não é só viagem, mas um campo muito grande que envolve eventos, lazer, transporte, esporte e aventura, entre outros. Então também trabalhamos para que o tenhamos um atendimento digno em aeroportos quando formos embarcar para aquele destino tão sonhado, que os cinemas tenham espaços reservados para assistirmos o filme na companhia de nossos amigos, e que consigamos alcançar a queda daquela cachoeira maravilhosa no meio da natureza exuberante. Tudo isso faz parte do lado alegre de nossas vidas, onde todos querem estar e desfrutar desses e de outros inúmeros prazeres. Todos temos esse direito, mas infelizmente ainda somente alguns nos proporcionam isso. Porém estamos aqui para atuarmos como agentes de transformação, pois não queremos ser exclusivos, mas sim multiplicadores. Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim.

Ricardo Shimosakai – Turismo Adaptado
http://www.turismoadaptado.zip.net/ – ricardo36@gmail.com
twitter, orkut e YouTube - procure turismoadaptado
Turismo Adaptado - Agente de Viagens e Consultor de Turismo
Cel: 55(11) 9854-1478 - Tel: 55(11) 3846-6333
São Paulo/SP – Brasil

Nenhum comentário: