segunda-feira, 12 de abril de 2010

Palestras na Reatech discutem preconceito e direitos da pessoa com deficiência.

Feira é realizada de 15 a 18 de abril, em São Paulo, e especialistas discutem temas como, a gravidez da mulher com deficiência, a dificuldade para ingressar no mercado de trabalho e o direito de cegos e surdos a cultura.

A Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida (SMPED), de São Paulo, participa da nona edição da Reatech (Feira Internacional de Tecnologias em Reabilitação, Inclusão e Acessibilidade). Além de apresentar os principais projetos públicos de acessibilidade e inclusão em andamento na cidade de São Paulo, promove, durante os quatro dias do evento, um ciclo com 21 debates e palestras.
No dia 15 (quinta-feira), as palestras vão abordar temas como gravidez e lesão medular (14h), acessibilidade à leitura (15h), acessibilidade em edifícios residenciais (16h), como e quando instalar plataformas elevatórias (19h).
Na sexta-feira, dia 16, seremos discutidos o papel da Comissão Permanente de Acessibilidade do município (14h) e da audiodescrição em espetáculos culturais (16h), o surf como opção de lazer para pessoas com deficiência (18h), e os mitos e verdades sobre a baixa escolaridade da pessoa com deficiência como dificultador para ingresso no mercado de trabalho (19h).
Dia 17 (sábado), os debates vão girar em torno de ações culturais inclusivas (11h), a Libras em espetáculos teatrais (12h), como tornar um banheiro acessível (13h), emprego apoiado (14h), cidadania, leis e a busca por direitos (18h).
No domingo, último dia do evento, será demonstrado como fazer uma calçada acessível (12h) e como usar corretamente o piso tátil (14h), além de serem transmitidas informações sobre a Síndrome Pós-Poliomielite (16h) e sobre como o aconselhamento pré-gestacional pode evitar que uma criança tenha algum tipo de deficiência.
Durante todos os dias, o estande também oferecerá aos interessados, gratuitamente, oficinas ensinando noções básicas da Língua Brasileira de Sinais (Libras).
No dia 15, das 14h às 18h, no Auditório 5 da feira, acontece o curso Sem Barreiras: Inclusão Profissional da Pessoa com Deficiência.
O estande da SMPED na Reatech estará localizado na esquina das ruas 500 e 600.

http://deficientealerta.blogspot.com/2010/04/palestras-na-reatech-discutem.html

Nenhum comentário: