sexta-feira, 12 de março de 2010

Jogos Paraolímpicos de Inverno de Vancouver 2010.

                                                                                         Sumi - Mascote dos Jogos Paraolímpicos de  Inverno - Vancouver 2010


Os Jogos da Paraolimpíada de Inverno (Paraolimpíadas de Inverno de 2010) serão realizados entre 12 e 21 de Março de 2010, também em Vancouver e arredores, na província canadense da Columbia Britânica. Os Jogos Olímpicos e os Jogos Paraolímpicos de 2010 são organizados pelo Vancouver Olympic Committee (VANOC).

Devem participar cerca de 400 atletas de 40 países dos Jogos da X Paraolimpíada de Inverno. Esta será a segunda edição das Paraolimpíadas no Canadá. Os primeiros Jogos Paraolímpicos no país foram realizados nas Paraolimpíadas de Verão de 1976 em Toronto.

Calendário dos Jogos Paraolímpicos de Inverno - Vancouver 2010

Cerimônia de abertura - 12/03

Cerimônia de encerramento - 21/02

Esporte - Datas em março de 2010

Biatlo - 13 e 17

Esqui Alpino - 13 a 16 e 18 a 21

Esqui Cross-country - 14, 15, 18, 20 e 21

Curling em cadeira de rodas - 13 a 20

Hóquei sentado - 13, 14 e 16 a 20

A cerimônia de abertura será realizada em 12 de fevereiro de 2010 no BC Place Stadium, um estádio indoor de futebol americano. Esta será a primeira vez que uma abertura de Jogos Paraolímpicos será realizada num estádio coberto.

Jogos Paraolímpicos de Inverno

Os Jogos Paraolímpicos de Inverno são a versão dos Jogos para atletas com algum tipo de deficiência. Assim como acontece com os Jogos de Verão, a versão paraolímpica é realizada na mesma cidade que promove os Jogos Olímpicos de Inverno. Dessa maneira, a cidade de Vancouver sediará em 2010, mais precisamente entre os dias 12 e 21 de março, a décima edição dos Jogos Olímpicos de Inverno.
A história do esporte paraolímpico de inverno também está relacionada à 2ª Guerra Mundial. Ex-combatentes que ficaram deficientes durante a guerra queriam voltar a esquiar. A primeira edição da Paraolimpíada de Inverno ocorreu em 1976, na cidade de Ömsköldsvik, na Suécia. Cerca de 250 cadeirantes, amputados e cegos de 14 países participaram das competições. Quatro anos depois, na Noruega, 350 atletas representaram 18 nações. Em Turim, Itália, em 2006, 1.300 pessoas entre atletas, guias e técnicos representaram 39 países.
Disputam os Jogos Paraolímpicos de Inverno atletas amputados, lesionados medulares, paralisados cerebrais, Les Autres, deficientes mentais e visuais.
Cinco esportes estarão sendo disputados em Vancouver 2010: esqui alpino, biatlo, esqui cross-country, curling em cadeira de rodas e hóquei sentado.
No biatlo, que é uma combinação de esqui cross-country com tiro ao alvo, os atletas paraolímpicos sempre atiram de bruços.
O curling é disputado por atletas que utilizam cadeira de rodas e mulheres e homens integram o mesmo time.
No esqui alpino os atletas são divididos em categorias e competem com adversários que possuem deficiências semelhantes. Os deficientes visuais usam todos o mesmo equipamento e são acompanhados por um guia. Esquiadores com prótese usam estabilizadores no lugar dos bastões de esqui. Já os paraplégicos descem as montanhas sentados em um mono-ski.
No hóquei no gelo os competidores disputam sentados sobre uma espécie de trenó de aço equipado com duas lâminas. Cada jogador possui duas varas, uma em cada mão. Uma é usada para impulsionar o trenó e a outra para passar e atirar o disco.

O esqui cross-country segue os mesmos princípios do biatlo ou esqui alpino. Os atletas são divididos em categorias de acordo com as suas deficiências e podem competir, sentados ou em pé.
O revezamento da tocha paraolímpica terá início no dia 3 de março, em Ottawa, e terminará com a chegada da tocha para a abertura do evento, no dia 12, em Vancouver.
O Brasil nunca participou de uma edição dos Jogos Paraolímpicos de Inverno.



 http://deficientealerta.blogspot.com/2010/02/jogos-paraolimpicos-de-inverno-de.html

Nenhum comentário: