terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Governo do Estado de Alagoas lança programa para atender pessoas com deficiência.

Governador doa cadeiras e lança Prodef, que pretende garantir atenção integral à saúde das pessoas com deficiência e contribuir para a melhoria das condições de autonomia e mobilidade dos cadeirantes.

O governo do Estado lançou nesta quarta-feira (30) o programa estratégico Prodef, que vai garantir saúde e cidadania às pessoas com deficiência, abordando quatro eixos fundamentais, como: inclusão social, prevenção, assistência e acessibilidade.
O governador Teotonio Vilela Filho e o secretário da Saúde, Herbert Motta, entregaram 637 cadeiras de rodas, sendo 500 simples e 137 adaptadas para as pessoas com deficiência.

A solenidade, que foi realizada no auditório do Palácio República dos Palmares, contou a participação do vice-governador, José Wanderley Neto, de familiares dos deficientes, políticos e representantes de instituições que cuidam de pessoas com deficiência em Alagoas.
O governador anunciou que o Estado irá disponibilizar recursos no orçamento para as pessoas com deficiência e para as entidades que cuidam deles em Alagoas. “Nossa meta é prestar assistência a todas as pessoas com deficiência e que as políticas públicas sejam voltadas para atender as necessidades de todos alagoanos”, declarou o governador.
O Prodef — O secretário da Saúde, Herbert Motta, apresentou o Prodef, que é um dos programas prioritários e estratégicos do governo para garantir atenção integral à saúde das pessoas com deficiência, promover a redução da incidência de deficiências, contribuir para a melhoria das condições de autonomia e mobilidade das pessoas com deficiência e favorecer a inclusão social.

“Este programa vem ressaltar o direito das pessoas com deficiência e oferecer oportunidades idênticas às dos demais cidadãos, bem como o de usufruir em condições de igualdade das melhorias nas condições de vida e de saúde”, afirmou Motta. Ele destacou que, no Brasil, 24,6 milhões de pessoas possuem algum tipo de incapacidade ou deficiência e que, em Alagoas, este percentual é de 16,10%.
Herbert Motta disse ainda que o Prodef visa apoiar a melhoria e a implementação dos serviços de reabilitação nos seus diferentes níveis de atenção; garantir a criação de 12 leitos hospitalares de reabilitação para assistência integral à pessoa com deficiência no HGE; conceder cadeiras de rodas simples e adaptadas e ainda disponibilizar órteses e próteses que não estão inclusas no recurso federal.

http://www.saude.al.gov.br/governolanaprogramaparaatenderpessoascomdeficincia-30-12-2009

Nenhum comentário: